
Leia essa matéria para saber se a dor que você sente nos joelhos, é ARTROSE ou não!
A Osteoartrite, Doença articular degenerativa, Artrose ou Osteoartrose, como ainda é conhecida no nosso meio, é uma doença reumática bastante comum e se apresenta entre 44% e 70% dos indivíduos acima de 50 anos de idade; na faixa etária acima de 75 anos, esse número eleva-se a 85%.
Essa doença articular é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular, mas, O QUE É A CARTILAGEM ARTICULAR e para que serve? A cartilagem é um tecido amortecedor que reveste a superfície do osso ao nível das articulações, protegendo-as. Tem uma enorme capacidade de resistência à carga e permite o amortecimento e o fácil deslizamento entre os ossos, sem contato das superfícies ósseas. Por se tratar de um tecido sem vasos sanguíneos, sem vasos linfáticos e sem nervos, a capacidade de cicatrização da cartilagem no adulto é quase nula. Sendo assim, quando a dor começa, o processo de lesão já está em processo avançado, o que limita as condições de tratamento. Porém, os mesmos apresentam grandes resultados.
QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS QUE OS PACIENTES APRESENTAM, e que podem ser os primeiros sinais de artrose?
Crepitações ósseas (joelhos que estalam com frequência ao dobrar ou esticar os joelhos, e principalmente ao agachar). Rigidez matinal (dor e joelhos duros principalmente ao acordar pela manhã, ou após longos períodos em repouso, que melhoram ao esquentar o corpo). Atrofia muscular ( começa evoluir com perda muscular, o que deixa a perna fina e flácida). Edema articular (os joelhos ficam inchados). Perda funcional (dificuldade para dobrar e esticar os joelhos). . A incidência da osteoartrose sintomática aumenta com a idade e com o peso corporal.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico é feito através do exame físico, queixas e sintomas do paciente, e também, por exames de imagens, sendo Raio-X e Tomografia computadorizada os mais comuns.
QUANDO DEVO PROCURAR ATENDIMENTO?
As principais situações que indicam o emprego de exercícios físicos no tratamento da osteoartrose são: dor e rigidez articular, perda da mobilidade articular sem destruição importante da articulação, desalinhamento articular ou uso anormal da articulação, sintomas de fraqueza muscular, fadiga e resistência cardiovascular reduzida e ainda alterações da marcha e do equilíbrio.
Os exercícios físicos atualmente vêm sendo utilizados tanto no tratamento quanto na prevenção da Osteoartrose. Terapia física local, reabilitação, exercícios, redução dos fatores mecânicos sobre a articulação e ainda terapias alternativas podem proporcionar à pessoa acometida melhorias no quadro álgico e manutenção da função articular, o que reflete principalmente no ganho de qualidade de vida dessas pessoas.
COMO O SEU FISIOTERAPEUTA PODE TE AJUDAR?
A Intervenção fisioterapêutica é extremamente eficiente para prevenir e tratar as complicações da Osteoartrose de joelhos ou em qualquer outra articulação. Os principais objetivos do tratamento são: diminuição do quadro sintomatológico do paciente, melhora da força e resistência muscular, melhora da mobilidade articular, correções e orientações posturais, melhora da funcionalidade para atividades de vida diária e melhora da qualidade de vida.
Procure seu fisioterapeuta de confiança e converse com o mesmo. Caso não tenha um, converse conosco, nossa equipe está preparada e pronta para te ajudar.
REFERÊNCIAS:
COIMBRA, IB et al . Osteoartrite (artrose): tratamento. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo , v. 44, n. 6, p. 450-453, Dec. 2004 .
DUARTE, Vanderlane de Souza et al . Exercícios físicos e osteoartrose: uma revisão sistemática. Fisioter. mov., Curitiba , v. 26, n. 1, p. 193-202, Mar. 2013 .
CAMANHO, Gilberto Luis; IMAMURA, Marta; ARENDT-NIELSEN, Lars. Gênese da dor na artrose. Rev. bras. ortop., São Paulo , v. 46, n. 1, p. 14-17, 2011 .
Foto Fonte: Robson Pires