
A epicondilite lateral é a principal causa de dor na região do cotovelo. Caracteriza-se por dor na região do epicôndilo lateral (face lateral do cotovelo), onde se localizam tendões, os quais exercem ações de supinação do antebraço e extensão do punho e dedos, principalmente.
Entre as causas da epicondilite lateral, podemos considerar práticas esportivas que exigem grandes esforços dos músculos dos MMSS e movimentos em extensão do punho e dedos, e supinação do antebraço; algumas ocupações que exigem muito dos MMSS, como trabalhos manuais pesados, laborar com máquinas e exercer excesso de digitação. Por outro lado, também é evidenciada em pessoas sedentárias. Também pode ser vista em pessoas que dormem com um apertar inconsciente da mão (com a mão fechada). A grande maioria dos eventos, entretanto, não possui uma causa identificada.
O tratamento inicial é conservador, objetivando a analgesia e a melhora da capacidade funcional dos pacientes. O estudo de Zhong et al, 2020, acompanhou 168 pacientes e apontou a eficácia da técnica das bandagens terapêuticas na reabilitação dos que a utilizam, melhorando significativamente a dor, restaurando a força de preensão e melhorando a funcionalidade. Procure seu fisioterapeuta para maiores informações desse método.
Thiago Ernanni Silveira Diniz
Fisioterapeuta
Ação e Saúde