Um encontro especial…

Um encontro especial… Ao longo de aproximadamente doze anos conhecendo, estudando e trabalhando com o Pilates, tenho observado como as pessoas se sentem e se modificam praticando esse incrível método. Chama-me a atenção, além das mudanças físicas percebidas pelo próprio praticante de Pilates, a mudança interna, aquela que às vezes passa despercebida. É uma sensação…

Details

PILATES E O PARKINSON

PILATES E O PARKINSON A doença de Parkinson (DP) é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, onde acontece a perda de neurônios e a diminuição da dopamina; essa substância é responsável pela cognição, movimentos voluntários, atenção, aprendizagem, entre outras funções. Sabendo que essa doença é progressiva e existem manifestações clinicas como rigidez articular, tremor…

Details

Pilates de qualidade, como escolher?

        Ao longo dos últimos dez anos, o método Pilates vem se tornando uma atividade cada vez mais conhecida e com isso é inevitável o surgimento de cursos de formação com qualidade inferior, muitas vezes com carga horária  reduzida e consequentemente pouca vivência do aluno sobre o método. Isso  nos leva à suspeitar da qualificação…

Details

Dores no Joelho ou Quadril?

A ocorrência de dores nos joelhos ou no quadril nas clínicas de Fisioterapia e Pilates é muito comum, muitas delas relacionadas à prática esportiva, como corrida, futebol, vôlei, tênis e outras. Isso ocorre, geralmente, por falta de orientação e acompanhamento adequado. Possuímos músculos que estabilizam as articulações; dar força, equilíbrio, estabilidade, dinâmica à esses músculos…

Details

ESTRESSE E DORES NA LOMBAR: QUAL A RELAÇÃO?

Estresse e dores na lombar: qual a relação? Vivemos dias corridos que parecem não darem conta da nossa demanda. Cada vez mais atarefados, somos submetidos a altas cargas de trabalho e atividades no geral que nos fazem sair de uma estabilidade biológica. Algumas atividades são até mesmo de lazer, porém não permitem nosso corpo descansar…

Details

VOCÊ SENTE DORES NAS COSTAS?

VOCÊ SENTE DORES NAS COSTAS? VEJA O QUE O PILATES PODE FAZER POR VOCÊ! Como uma das queixas mais comuns no dia a dia das pessoas, a dor nas costas pode ter uma série de causas: movimentos realizados de maneira incorreta ou sem que o corpo esteja condicionado para tal, má postura, sedentarismo, hérnia de…

Details

Pilates na Reabilitação do Ombro

  O ombro é a articulação com maior mobilidade no nosso corpo, por isso ela é a mais complexa e também, na minha opinião, a mais bonita. Essa grande amplitude de movimento é muito benéfica porém, o preço que pagamos é alto, a articulação é também muito instável. Essa instabilidade se deve ao fato da…

Details

PILATES NO DIA A DIA

Os dias parecem ter menos horas do que normalmente, em muitos momentos estamos agitados ou ansiosos e às vezes nem sabemos o motivo. Às vezes chegamos ao final do dia com a sensação de termos sidos conduzidos por uma onda gigante e que fomos apenas levados. Raramente paramos para nos perceber, nos sentir, ou simplesmente…

Details

Hérnia de Disco Lombar: O Mal do Século

A hérnia de disco é uma das causas de maior dor na coluna lombar, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem de hérnia de disco. A mesma ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que…

Details

Pilates Na Terceira Idade

Envelhecer com saúde e qualidade de vida não é uma tarefa fácil. É natural que com o passar dos anos o nosso corpo sofra desgastes musculares que afetam as rotinas do dia dia. As dificuldades aparecem ao caminhar na rua, levantar da cama sozinho, ao pegar algo do chão, tarefas que eram tão simples mas…

Details