A Reeducação Postural Global, conhecida por suas iniciais RPG, é um método inovador da fisioterapia criado e desenvolvido pelo francês Philippe Emmanuel Souchard. A RPG consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que controlam a postura, através da identificação e alongamento destes.

O Diferencial da RPG Souchard

Um dos diferenciais do método de Souchard está relacionado ao fato de tratar o indivíduo, não à doença. Como cada pessoa reage de forma diferente a um determinado problema, por isso, a maneira de combatê-lo deve ser personalizada. O tratamento com RPG Souchard pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuromusculoesquelético, agudas ou crônicas, com ou sem sintomas. Consiste em exercícios práticos para evitar e aliviar os diversos tipos de dores, com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo.

As modificações que a RPG Souchard proporciona no corpo

Quando submetido aos cuidados de um profissional qualificado, o paciente, entre outras disfunções, pode corrigir a postura, resolver problemas crônicos de coluna, tonificar os músculos, melhorar a asma e bronquite e crescer de dois a três centímetros, com a recolocação dos ossos no lugar correto.

Além disso, com a melhora da postura e da flexibilidade, o indivíduo apresenta maior disposição para as atividades diárias; se sente menos cansado após um longo dia de trabalho e tem maior possibilidade de aproveitar os momentos de lazer com a família e amigos. Isso porque a RPG é capaz de reduzir a dor, melhorando o controle postural e tonificando a musculatura, proporcionando a sensação de bem-estar.

rpg-mulheres-02
Os benefícios da RPG Souchard

Uma postura correta ajuda até na diminuição da incômoda barriguinha, pois corrigindo a postura, a barriga diminui. Para as mulheres há ainda um grande benefício: os seios se elevam, os ombros são harmonizados com a estabilização da coluna e esta passa a apresentar uma aparência mais jovial e de confiança. Visto que, inúmeros estudos apontam a postura adequada como a principal referência de demonstração de autoconfiança e determinação.

Por conseguir atingir diversas estruturas do corpo humano através do tratamento global, a RPG é capaz de intervir na incômoda incontinência urinária (perda involuntária de urina) beneficiando as mulheres com essa patologia com maior liberdade, que passam a não mais se preocuparem com as perdas de urina nem os odores ao se aproximarem das pessoas; intervém também em patologias da coluna, como a hérnia de disco, propiciando uma vida ativa sem dor; é um excelente tratamento para as gestantes, prevenindo e tratando as lombalgias tão comuns nessa fase, dando a oportunidade da mulher aproveitar muito melhor essa fase única em sua vida; e é capaz também de diminuir as crises respiratórias de asmáticos sem utilização de medicamentos tão prejudiciais ao organismo.

RPG para sua qualidade de vida

As mãos dos fisioterapeutas RPGistas modelam o corpo humano, levando saúde globalmente, atingindo áreas muitas vezes esquecidas, corrigindo alterações, mudando padrões e trazendo não apenas mais saúde à sua vida, mas muita vida à sua saúde.

COMO É O TRATAMENTO DA RPG?

O tratamento com RPG deve ser aplicada por um fisioterapeuta formado em  RPG Souchard, ou seja, que participaram do curso preparatório ministrado por Philippe Souchard. O tratamento consiste em consultas de 1 a 2 vezes por semana na clínica com cerca de 1 hora ou mais de duração de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo fisioterapeuta acompanhante. Logo na primeira avaliação pode se ter uma ideia do tempo a ser dedicado e da duração do tratamento. Os resultados aparecem em torno da décima sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. O campo de aplicação é enorme e o método de tratamento deve elevar-se ao nível de complexidade de cada caso ou patologia.

 

QUE DOENÇAS PODEM SER TRATADAS COM A RPG?

Diversos problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e esportivos que requerem fisioterapia podem ser tratados pela RPG. É indicado à indivíduos de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, como no caso de jovens e crianças, quanto para combater as diversas dores relacionadas às patologias tratáveis por fisioterapia como: dores lombares, dorsais, cervicais, lesões por esforço repetitivo (LER), desvio de coluna, dores nos pés e mãos, hérnias de disco, torcicolos, além de proteger contra processos degenerativos articulares. Pode ser aplicada no tratamento de doenças respiratórias (asma/bronquite), somáticas (estresse, distúrbios circulares e digestivos), reumatológicas (artrite, artrose, bursite, tendinite), oculares (estrabismo), problemas de períneo (como a incontinência urinária), na prevenção, preparação e recuperação de atletas. O tratamento com RPG Souchard  pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, agudas ou crónicas, com ou sem sintomas. Não há restrição de idade para sua aplicação.

Conheça os principais problemas tratados pelo método:

Postura: A RPG é particularmente eficaz nos problemas de postura; deformações morfológicas; dorso enrolado (hipercifose); concavidade lombar exagerada (hiperlordose); escolioses; ombros enrolados; joelhos em X (valgo); joelhos arqueados (varo); pés planos, cavos, etc.

Dores Músculo-Articulares: Outra aplicação fundamental da RPG é no tratamento de lesões articulares, particularmente frequentes no nível da coluna vertebral; discopatias, hérnia, lombalgias, ciáticas; síndrome do desfiladeiro (formigamentos); dores intercostais; dores do quadril (pubalgias); do joelho; do pé; do ombro (bursite); do cotovelo (epicondilites); do punho (canal carpiano); da mão (tendinite), etc.

Patologias Cervico-Oculo-Motoras: frequentemente na origem de cefaléia (dores de cabeça), tonturas e enxaquecas.

Problemas da Temporo-Mandibular (ATM) Reeducação Pós-traumática: Recomendada em toda  reeducação pós-traumáticas, em particular depois de imobilização gessada.

Patologias Respiratórias: Asma, bronquite e outras patologias respiratórias que provoquem limitação da mobilidade torácica e do diafragma.

Sequelas de Patologias Neurológicas Problemas Somáticos: Stress, distúrbios circulatórios e digestivos, etc.

Patologias ligadas aos Gestos Repetitivos: Patologias provenientes de esforços repetitivos, sejam de caráter profissional ou desportivo.

Problemas de Períneo e Incontinência Urinária Preparação para o Parto e Pós-Parto

Prevenção, Preparação e Recuperação do Atleta